Instituto Cacimba é um instituto comunitário que atua no desenvolvimento social da região de São Miguel Paulista por meio de apoio, fomento e financiamento de projetos sociais de organizações, coletivos e movimentos que nasceram no território.
Promovemos e fortalecemos o terceiro setor local por meio de formações, consultorias e workshops para as organizações e coletivos da região.
Nossa causa é o território. Atuamos em diversos temas e para todos os públicos. Por meio da captação de recursos ativa e contínua, buscamos financiadores e apoiadores, estabelecemos relações com a sociedade civil, com a comunidade e diálogo com o poder público.
Realizamos mapeamentos sociais, pesquisas e levantamentos de dados que possam orientar sobre as problemáticas e potencialidades do território que serão endereçados através de fundos temáticos, microcrédito e editais para os coletivos do território.
Microcrédito
Banco do Desenvolvimento solidário.
Empréstimos
Soluções financeiras para a comunidade.
Educação Financeira
Fortalecendo a comunidade, construindo o futuro.
Olá! Que tal explorar a fascinante Cartografia do Instituto Cacimba? Aqui, você encontrará muito mais do que mapas - descobrirá um universo de iniciativas sociais, projetos comunitários e histórias inspiradoras. Somos um Instituto de Responsabilidade Social, enraizado na comunidade e comprometido com o fortalecimento de União de Vila Nova, Jardim Lapena e toda a região de São Miguel Paulista, em São Paulo. Clique neste ícone para embarcar nesta jornada de solidariedade e transformação!
ABRA SUA CONTA
Seja um cacimbeiro e participe ativamente da mudança da comunidade.
MICRO CRÉDITO
Seja um cacimbeiro e participe ativamente da mudança da comunidade
EDITAIS
Seja um cacimbeiro e participe ativamente da mudança da comunidade
CARTÃO CACIMBA
Seja um cacimbeiro e participe ativamente da mudança da comunidade
A Cacimba, não tem um dono. A Cabimba é
Sua
minha
de todos!
Como organização de base comunitária buscamos ser uma referência na região com a missão de apoiar e viabilizar iniciativas empreendedoras alinhadas com os princípios regenerativos e de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A comunidade de União de Vila Nova vem se tornando um grande laboratório de experimentação produtiva e de novas economias, amparadas na cultura, criativa, solidária e de geração de renda.
MULHERES DO G.A.U.
As Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) são mulheres imigrantes nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola localizado na várzea do Rio Tietê, em São Miguel Paulista. Elas cultiva uma horta orgânica e também produzem alimentação saudável e natural, comidas vegetarianas/veganas com diferentes propostas, como o uso de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
RADIO E TV NUAR
Foi criada a partir da necessidade de aproximar as comunidades na Zona Leste, entre as questões sócios culturais, artísticas e sobre os desenvolvimentos locais, debater questões socais de vários seguimentos das nossas periferias.
FLOR DE CABRUÊRA
Mulheres “arretadas” se uniram para tornar possível uma ideia colaborativa, que incentiva a sustentabilidade através da técnica “upcycling”, e o desenvolvimento sócio econômico, utilizando a costura e o design para criar novos produtos.