O QUE É CACIMBA

Quem Somos

Instituto Cacimba

Cacimba é um poço matuto, típico do sertão nordestino, feito de forma coletiva. Toda pessoa que utiliza a cacimba para matar a sede tem consciência da importância da água. A comunidade participa na sua escavação, manutenção e limpeza.​ Cada um retira apenas a quantidade necessária para suas famílias.

A cacimba não tem um dono. É de todos!

A cacimba faz brotar água em abundância de minas subterrâneas reservadas para saciar a sede do matuto em tempos de estiagem.

CACIMBA DE SÃO MIGUEL

Inspirado nessa cultura tradicional, o Fundo Cacimba foi criado em 2020, em União de Vila Nova, pelo Instituto Nua, como um componente essencial da Jornada Solidária, na pandemia. Durante todo este ano, graças ao Fundo Cacimba, educadores, voluntários, agentes de saúde, jovens, pequenos empreendedores e indivíduos em situação de rua, puderam ter suas necessidades básicas atendidas.

Hoje, o Fundo também passa a estimular e apoiar as potências e inteligência da periferia, valorizando os talentos, a mobilização comunitária e os empreendedores criativos do bairro. Muitas redes de apoio se envolveram, como UniDiversidade das Kebradas, Semente Oré, Galo da Manhã, e amigos. Dessa forma, o Cacimba tem contribuído para a regeneração da confiança na comunidade, nas pessoas, na natureza e em Deus.

ONDE ATUAMOS

O Aldeamento de São Miguel foi um dos diversos aldeamentos jesuítas estabelecidos na região de São Paulo de Piratininga. Junto com a vila de Pinheiros, o aldeamento foi um dos únicos núcleos populacionais de origem portuguesa independentes que conseguiram prosperar na região.

A data de fundação de São Miguel é incerta e controversa. A teoria mais antiga diz que São Miguel surgiu em 1560, com a visita de José de Anchieta aos índios Guaianases. Com a chegada de indígenas da extinta Vila de Santo André da Boda do Campo, os Guaianases fugiram da Vila de São Paulo de Piratininga.

Embora a dispersão indígena tenha ocorrido em diversas direções, São Miguel merece uma atenção especial. Sua localização era estratégica para a Vila de São Paulo contra a invasão de tamoios vindos do litoral norte paulista. São Miguel, então chamada aldeia de Ururaí, foi doada aos índios através de carta de sesmaria datada de 12 de outubro de 1580. Nesta aldeia, foi construída uma capela pelos jesuítas e indígenas, chamada de Capela de São Miguel Arcanjo.

O QUE FAZEMOS

Instituto Cacimba é um instituto comunitário que atua no desenvolvimento social da região de São Miguel Paulista por meio de apoio, fomento e financiamento de projetos sociais de organizações, coletivos e movimentos que nasceram no território.

Promovemos e fortalecemos o terceiro setor local por meio de formações, consultorias e workshops para as organizações e coletivos da região.

Nossa causa é o território. Atuamos em diversos temas e para todos os públicos. Por meio da captação de recursos ativa e contínua, buscamos financiadores e apoiadores, estabelecemos relações com a sociedade civil, com a comunidade e diálogo com o poder público.

Realizamos mapeamentos sociais, pesquisas e levantamentos de dados que possam orientar sobre as problemáticas e potencialidades do território que serão endereçados através de fundos temáticos, microcrédito e editais para os coletivos do território..

01.

Conheça Nossos Parceiros e Colaboradores

Quem Caminha Junto Conosco

Nossos parceiros e colaboradores desempenham um papel fundamental na realização de nossos objetivos, trazendo expertise, recursos e apoio indispensáveis.

Patrocinadores

Apoiadores

Inspiradores